Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

CONDIMENTOS COM FRUTOS AMAZÔNICOS

Mais informações: rabeloafonso@gmail.com

APLICAÇÃO: O condimento foi desenvolvido para ser usado na desinfecção e combate de odores desagradáveis, sobretudo em carnes passíveis de odores e paladares desagradáveis, ou quando são mal conservadas, como é o caso de frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes em geral. A utilização desse condimento proporciona melhoria do aroma e do sabor das refeições, tornando-as mais apetitosas.

O condimento com frutos amazônicos é um concentrado aromático de textura líquida, porém viscosa e possui coloração amarelada. Esta especiaria é isenta de corantes e de conservantes artificiais. Todavia, as substâncias constituintes do condimento são bastante ácidas, dessa forma, atuam como ação antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismo, de bactérias e promove à desinfecção e combate de odores desagradáveis, sobretudo das carnes de frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes. Contudo, o aroma forte e marcante do condimento, proporciona a melhoria das propriedades organolépticas e odoríficas das carnes. 

Como alternativas saudáveis para conservação do condimento, foram acrescentados conservantes naturais com propriedades bastante eficazes e conhecidas pela ciência. Se o condimento for armazenado em local arejado, fresco e seco, o prazo de validade será de seis meses em prateleira.



VANTAGENS DO USO DO CONDIMENTO

1. Neutralizar odor desagradável, desinfetar, limpar e aromatizar de carnes de frangos, frutos do mar, patos, suínos, peixes e vísceras (miúdos), melhorando dessa forma, o aroma, o paladar e a qualidade das refeições; 

2. Evitar a impregnação de odores desagradáveis nas mãos das pessoas. No caso das frituras, os aromas exalados pelas carnes tratadas com o condimento são mais fracos em relação aos aromas emitidos pelos métodos tradicionais de tratamento, que por sua vez são mais fortes e desagradáveis;

3. O uso do condimento com frutos amazônicos não interfere no aroma e nem no sabor original das carnes de frangos, frutos do mar, patos, suínos, peixes e vísceras (miúdos).

POTENCIALIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DO CONDIMENTO

O condimento com frutos amazônicos é produto inédito, enriquecido com propriedades ácidas, antioxidantes e antimicrobriana, sendo isento de corantes e de conservantes artificiais. Desse modo, o condimento apresenta grande potencial para melhoria do aroma e do sabor das carnes, sobretudo aquelas passíveis de adores e paladares desagradáveis ou que são mal conservadas.

RECEITAS PARA USAR O CONDIMENTO COM FRUTOS AMAZÔNICOS

Modo de aplicação:

1. Frutos do mar em geral incluindo camarões frescos: lavar em água corrente, escorrer o excesso de água, transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo aplicar 100 ml do condimento, misturar bem e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente os frutos do mar em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar.

2. Camarões secos: Separar as cabeças e as peninhas e lavar bem em água corrente usando um escorredor de arroz, em seguida, escaldar em água fervendo por duas vezes. Lavar novamente em água corrente e escorrer o excesso de água. Para cada quilo aplicar 150 ml do condimento e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso no condimento lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente pronto para ser usado.

3. Carnes de caprinos, frangos, patos e suínos: Cortar as carnes, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo aplicar 90 ml do condimento, misturar bem e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar.

4. Para produtos de frangos embalados e congelados de supermercados com as asinhas, coxas, peitos, sobrecoxas e corações: Lavar em água corrente e escorrer o excesso de água usando um escorredor de arroz, em seguida escalde em água fervendo por uma vez. Lavar novamente em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer furos nas carnes e para cada quilo aplicar 150 ml do condimento e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso no condimento, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente está pronto para ser temperados.  

5. Pernil suíno: Lavar o pernil em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer vários furos profundos no pernil e transferir para uma bandeja de plástico. Para cada quilo aplicar 50 ml do condimento, misturar bem, cobrir a bandeja e deixar em repouso por 2 horas em geladeira. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar.

6. Peixes inteiros para ser assados: Tratar os peixes, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer vários furos na superfície interna das carnes dos peixes e transferir para uma bandeja de alumínio. Para cada quilo aplicar 80 ml do condimento, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar e assar.

7. Pirarucu fresco e peixes para caldeiradas, fritos e ao molho: Tratar os peixes, cortar, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Para cada quilo aplicar 80 ml do condimento, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar e cozinhar.

8. Peixes salgados e pirarucu seco: Cortar e lavar bem em água corrente usando um escorredor de arroz, em seguida escalde em água fervendo por duas vezes. Lavar novamente em água corrente e escorrer o excesso de água. Para cada quilo aplicar 100 ml do condimento e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso no condimento lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente pronto para ser usado.  

9. Miúdos de bovinos e caprinos: Cortar e remover os resíduos e o excesso das gorduras. Lavar em água corrente, escaldar uma vez em água fervendo, escorrer o excesso da água e transferir para uma bacia de plástico. Adicionar o condimento com frutos e o sal (para cada quilo de miúdo aplicar 90 ml do condimento e 80 gramas de sal). Misturar bem, tampar a bacia e deixar em repouso por 12 horas na geladeira. Depois do repouso, lavar em água corrente e escaldar em água fervendo por três vezes para retirar o excesso de sal.

10. Coração e língua de bovinos: Corta ao meio, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Em seguida escalde em água fervendo por uma vez. Lavar novamente em água corrente, escorrer o excesso de água e fazer pequenos furos nas vísceras. Para cada quilo aplicar 90 ml do condimento e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do condimento, em seguida escorrer o excesso de água.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário