Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Produto desenvolvido por Afonso Rabelo e Maria das Dores Batista da Silva em parceira com a Empresa Agronvida.

Mais informações: rabeloafonso@gmail.com


APLICAÇÃO: O extrato de frutos amazônicos foi desenvolvido para ser usado na desinfecção e combate de odores desagradáveis, sobretudo em carnes passíveis de odores e paladares desagradáveis, ou quando são mal conservadas, como é o caso de frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes em geral. A utilização desse condimento proporciona melhoria do aroma e do sabor das refeições, tornando-as mais apetitosas.

O extrato de frutos amazônicos é um concentrado aromático de textura líquida, porém viscosa e possui coloração amarelada. Esta especiaria é isenta de corantes e de conservantes artificiais. Todavia, as substâncias constituintes do extrato são bastante ácidas, dessa forma, atuam como ação antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismo, de bactérias e promove à desinfecção e combate de odores desagradáveis, sobretudo das carnes de frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes. Contudo, o aroma forte e marcante do extrato, proporciona a melhoria das propriedades organolépticas e odoríficas das carnes.

Como alternativas saudáveis para conservação do extrato de frutos, foram adicionados conservantes naturais com propriedades bastante eficazes e conhecidas pela ciência. Se o condimento for armazenado em local arejado, fresco e seco, o prazo de validade será de 12 meses em prateleira.



DADOS NUTRICIONAIS DO EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Umidade (%)
Minerais totais (g)
Lipídeos totais (g)
Proteínas (g)
Carboidratos (g)
KcalEB/100 ml
76,87
17,95
0,56
0,27
4,24
22,91


VANTAGENS DO USO DO EXTRATO DE FRUTOS

1. Neutralizar odor desagradável, desinfetar, limpar e aromatizar de carnes de caprinos, frangos, frutos do mar, patos, suínos, peixes em geral e vísceras (miúdos), melhorando dessa forma, o aroma, o paladar e consequentemente refeições mais apetitosas; 

2. Evitar a impregnação de odores desagradáveis nas mãos das pessoas durante a manipulação das carnes. No caso das frituras, os aromas exalados pelas carnes tratadas com o extrato de frutos são mais fracos em relação aos aromas emitidos pelos métodos tradicionais de tratamento, que por sua vez são mais fortes e desagradáveis;

3. O uso do extrato com frutos amazônicos dispensa o uso do limão, do vinagre e do sal e sua aplicação não interfere no aroma e nem no sabor próprio das carnes de frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes.

POTENCIALIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DO EXTRATO DE FRUTOS

O extrato de frutos amazônicos é produto inédito, enriquecido com propriedades ácidas, antioxidantes e antimicrobriana, sendo isento de corantes e de conservantes artificiais. Desse modo, o extrato de frutos apresenta grande potencial para melhoria do aroma e do sabor das carnes, sobretudo aquelas passíveis de adores e paladares desagradáveis ou que são mal conservadas.

COMO USAR O EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Modo de aplicação:

1. Frutos do mar em geral incluindo camarões frescos: lavar em água corrente, escorrer o excesso de água, transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo aplicar 100 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente os frutos do mar em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar.

2. Camarões secos: Separar as cabeças e as peninhas e lavar bem em água corrente usando um escorredor de arroz, em seguida, escaldar em água fervendo por duas vezes. Lavar novamente em água corrente e escorrer o excesso de água. Para cada quilo aplicar 150 ml do extrato com frutos e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente pronto para ser usado.


3. Carnes de caprinos, frangos caipiras, patos e suínos: Cortar as carnes, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de carnes, aplicar 90 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escaldar uma vez na água em ebulição, escorrer o excesso da água e finalmente temperar. 

4. Frangos congelados inteiros e asinhas, coxas, sobrecoxas, peitos, corações e moelas: Lavar as carnes ou as vísceras em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de carnes ou vísceras aplicar 90 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escaldar uma vez na água em ebulição, escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

5. Pernil suíno: Lavar o pernil em água corrente e escorrer o excesso de água. Fazer vários furos profundos no pernil e transferir para uma bandeja de alumínio. Para cada quilo aplicar 50 ml do extrato com frutos, misturar bem, cobrir com papel alumínio a bandeja e deixar em repouso por 2 horas na geladeira. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar.

6. Peixes inteiros para ser assados: Lavar em água corrente e escorrer o excesso de água, em seguida tratar os peixes. Depois de tratado, fazer vários furos na superfície interna das carnes dos peixes e transferir para uma bandeja de alumínio. Para cada quilo aplicar 80 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente temperar e assar.

7. Pirarucu fresco, peixes para caldeiradas, peixes assados e fritos e ao molho: Lavar os peixes, tratar e cortar se necessário. Para cada quilo de peixes aplicar 80 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e temperar e cozinhar.

8. Peixes salgados e pirarucu seco: Cortar e lavar bem em água corrente usando um escorredor de arroz, em seguida escalde em água fervendo por duas vezes para remover o excesso do sal. Lavar novamente em água corrente e escorrer o excesso de água. Para cada quilo aplicar 100 ml do extrato com frutos e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e finalmente pronto para ser usado.

9. Picadinho de peixes e picadinho de carnes de bovinos: Depositar o picadinho em uma bandeja de alumínio, aplicar 80 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após repouso, transferir o picadinho para um escorredor de arroz e lavar em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água e temperar.

10. Miúdos de bovinos e caprinos: Cortar e remover os resíduos e o excesso das gorduras. Lavar em água corrente, escaldar uma vez em água fervendo, escorrer o excesso da água e transferir para uma bacia de plástico. Adicionar o extrato de frutos e o sal (para cada quilo de miúdo aplicar 90 ml do extrato de frutos e 80 gramas de sal). Misturar bem, tampar a bacia e deixar em repouso por 12 horas na geladeira. Depois do repouso, lavar em água corrente e escaldar em água fervendo por três vezes para retirar o excesso de sal.


11. Coração e língua de bovinos: Corta ao meio, lavar em água corrente e escorrer o excesso de água. Em seguida escalde em água fervendo por uma vez. Lavar novamente em água corrente, escorrer o excesso de água e fazer pequenos furos nas vísceras. Para cada quilo aplicar 90 ml do extrato com frutos e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois do repouso, lavar novamente em água corrente para remover todos resíduos do extrato de frutos, em seguida escorrer o excesso de água.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário