Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

FRUTEIRA DESCONHECIDA E MUITO RARA É COMERCIALIZADA EM DUAS FEIRAS NA CIDADE DE MANAUS.

Trata-se de uma fruteira que pode ser desconhecida até pela própria ciência. Esta planta é chamada de gogó-de-guariba, no entanto, não foi possível identificar a espécie, em decorrência de sua raridade no ecossistema amazônico e, pela falta material herborizado semelhante ao material botânico coletado no campo.
Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE
Família: Hippocrateaceae Juss.
Gênero: Salacia L.
Nome científico: Salacia sp.

Características botânica do gogó-de-guariba

ÁRVORE - O gogó-de-guariba é um cipó lenhoso, muito raro (semelhante a um arbusto), com até 12 metros de altura e caule com 10-15 cm de diâmetro. Possui caule tortuoso, cilíndrico e ritidoma (casca) áspero; na extensão da copa existem várias ramificações e folhagens abundantes. É nativo da Amazônia, onde é encontrado na forma silvestre nos ecossistemas de várzeas baixas, principalmente, no rio Solimões e seus tributários (Figura 1).

Figura 1 - Hábito de crescimento do gógo-de-guariba.

 FOLHAS - São simples, disposições opostas, glabras e com pecíolo curto, este medindo de 1 a 1,5cm de comprimento; lâmina foliar com forma oblonga, ápice e base arredondada, superfície superior brilhosa com coloração verde-escura e a inferior verde-clara, com nervura central e paralelas proeminentes (Figura 2).

 Figura 2 - Ramo com folhas do gogó-de-guariba.

INFLORESCÊNCIAS - São panículas vistosas muito ramificadas, formadas nos ramos desnudos; as flores são pequenas e formadas por 5 sépalas e 5 pétalas de coloração marrom (Figura 3).

 Figura 3 - Inflorescências paniculadas do gógo-de-guariba. 

FRUTOS - São bagas indeiscentes, sem aroma e com forma globosa, medindo em média 8cm de comprimento por 7,97cm; o epicarpo (casca) é carnoso e grosso, este possui a superfície externa levemente áspera com presença de estrias acinzentadas e coloração alaranjada quando maduro. O mesocarpo (polpa) é suculento, possui coloração laranja-escura e rendimento de ±35% do total do fruto. Este mesocarpo (polpa) possui baixa acidez e paladar levemente adocicado; seu consumo é basicamente na forma in natura (Figuras 4).

 Figura 4 - Detalhe dos frutos inteiros e descerrados do gógo-de-guariba.

SEMENTES - No interior dos frutos, encerram-se geralmente 4-5 sementes graúdas de formato oblongo, tegumento fino e coloração marrom; o endosperma é sólido e abundante (Figura 5).

 Figura 5 - Sementes inteiras e descerrada do gógo-de-guariba.

COMERCIALIZAÇÃO - A comercialização dos frutos de gogó-de-guariba ocorreu em 20% das feiras visitadas, nos meses de maio, junho e julho com pequenas ofertas nas feiras de frutas regionais e da Panair. É efetuada somente no varejo, onde são vendidos por unidade, custando entre R$ 0,50 a 1,00 na feira da Panair, contudo, na feira de frutas regionais, são vendidos em sacolas de náilon contendo 3 unidades, ao preço de R$ 4,00. Esses frutos são resistentes ao transporte, mas perecíveis em poucos dias (Figura 6).

 Figura 6 - Detalhe da comercialização dos frutos do gógo-de-guariba.

2 comentários:

  1. boa tarde muito interessante esta fruta GOGO DE GUARIBA deve ser muito saborosa , como e onde se poderia conseguir sementes destas frutas da região amazonica. SEGUE CONTATO:
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa tarde muito interessante esta fruta GOGO DE GUARIBA deve ser muito saborosa , como e onde se poderia conseguir sementes destas frutas da região amazonica. SEGUE CONTATO:
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir