Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

FRUTEIRA DESCONHECIDA E MUITO RARA É COMERCIALIZADA EM DUAS FEIRAS NA CIDADE DE MANAUS.

Trata-se de uma fruteira que pode ser desconhecida até pela própria ciência. Esta planta é chamada de gogó-de-guariba, no entanto, não foi possível identificar a espécie, em decorrência de sua raridade no ecossistema amazônico e, pela falta material herborizado semelhante ao material botânico coletado no campo.
Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE
Família: Hippocrateaceae Juss.
Gênero: Salacia L.
Nome científico: Salacia sp.

Características botânica do gogó-de-guariba

ÁRVORE - O gogó-de-guariba é um cipó lenhoso, muito raro (semelhante a um arbusto), com até 12 metros de altura e caule com 10-15 cm de diâmetro. Possui caule tortuoso, cilíndrico e ritidoma (casca) áspero; na extensão da copa existem várias ramificações e folhagens abundantes. É nativo da Amazônia, onde é encontrado na forma silvestre nos ecossistemas de várzeas baixas, principalmente, no rio Solimões e seus tributários (Figura 1).

Figura 1 - Hábito de crescimento do gógo-de-guariba.

 FOLHAS - São simples, disposições opostas, glabras e com pecíolo curto, este medindo de 1 a 1,5cm de comprimento; lâmina foliar com forma oblonga, ápice e base arredondada, superfície superior brilhosa com coloração verde-escura e a inferior verde-clara, com nervura central e paralelas proeminentes (Figura 2).

 Figura 2 - Ramo com folhas do gogó-de-guariba.

INFLORESCÊNCIAS - São panículas vistosas muito ramificadas, formadas nos ramos desnudos; as flores são pequenas e formadas por 5 sépalas e 5 pétalas de coloração marrom (Figura 3).

 Figura 3 - Inflorescências paniculadas do gógo-de-guariba. 

FRUTOS - São bagas indeiscentes, sem aroma e com forma globosa, medindo em média 8cm de comprimento por 7,97cm; o epicarpo (casca) é carnoso e grosso, este possui a superfície externa levemente áspera com presença de estrias acinzentadas e coloração alaranjada quando maduro. O mesocarpo (polpa) é suculento, possui coloração laranja-escura e rendimento de ±35% do total do fruto. Este mesocarpo (polpa) possui baixa acidez e paladar levemente adocicado; seu consumo é basicamente na forma in natura (Figuras 4).

 Figura 4 - Detalhe dos frutos inteiros e descerrados do gógo-de-guariba.

SEMENTES - No interior dos frutos, encerram-se geralmente 4-5 sementes graúdas de formato oblongo, tegumento fino e coloração marrom; o endosperma é sólido e abundante (Figura 5).

 Figura 5 - Sementes inteiras e descerrada do gógo-de-guariba.

COMERCIALIZAÇÃO - A comercialização dos frutos de gogó-de-guariba ocorreu em 20% das feiras visitadas, nos meses de maio, junho e julho com pequenas ofertas nas feiras de frutas regionais e da Panair. É efetuada somente no varejo, onde são vendidos por unidade, custando entre R$ 0,50 a 1,00 na feira da Panair, contudo, na feira de frutas regionais, são vendidos em sacolas de náilon contendo 3 unidades, ao preço de R$ 4,00. Esses frutos são resistentes ao transporte, mas perecíveis em poucos dias (Figura 6).

 Figura 6 - Detalhe da comercialização dos frutos do gógo-de-guariba.

10 comentários:

  1. boa tarde muito interessante esta fruta GOGO DE GUARIBA deve ser muito saborosa , como e onde se poderia conseguir sementes destas frutas da região amazonica. SEGUE CONTATO:
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa tarde muito interessante esta fruta GOGO DE GUARIBA deve ser muito saborosa , como e onde se poderia conseguir sementes destas frutas da região amazonica. SEGUE CONTATO:
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi gostaria muito de conseguir sementes de gogo de cariba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia eu acho que na verdade que esta fruta não existe pois tento encontrar sementes a mais de 10 anos e nunca consegui.

      Excluir
    2. Claro que existe, já encontrei em uma feira daqui de Manaus.

      Excluir
    3. Claro que existe meu nobre.
      Provavelmente, é a fruta mais deliciosa que tu nunca provastes.

      Excluir
  4. sim meu amigo EDSONMAIS por favor se voce puder me indicar quem tenha estas sementes e outras desta região por favor me indique.
    pesqueirarui6@gmail.com (21)997852489. obrigado
    rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +55 16 99711-1033. Safari Garden de ibitinga sp tem mudas...

      Excluir
  5. Gostaria muito de comprar a fruta, sementes ou mudas, por favor quem tiver contatar somente por whats 95 99115 2823

    ResponderExcluir