Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

PEPINO-DO-MATO (Ambelania acida Aubl.)


PEPINEIRO-DO-MATO, FRUTEIRA NATIVA DA AMAZÔNIA COM POTENCIAL ALIMENTAR E NUTRICIONAL, PORÉM POUCO CONHECIDA.
Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE

Nome vulgar – Pepino-do-mato.
Família – Apocynaceae.
Origem – Amazônia.
Nome científico: Ambelania acida Aubl.
Histoire des plantes de la Guiane Françoise 1: 265-268, t. 104. 1775.
Sinonímias: Ambelania cucumerina Miers, Ambelania sagotii Müll. Arg., Ambelania tenuiflora Müll. Arg., Ambelania tenuiflora var. tenuiramea Müll. Arg., Willughbeia acida (Aubl.) Oken, Willughbeia acida (Aubl.) J.F. Gmel.

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS DO PEPINO-DO-MATO
Ambelania acida Aubl.

ÁRVORE – O pepineiro-do-mato é uma fruteira silvestre, lactescente, porte médio, podendo alcançar até 10 metros de altura. O caule é cilíndrico, curto e fino e, com várias ramificações opostas, sendo as maiores na base e as menores na direção da copa da árvore. O ritidoma (casca) possui consistência dura com textura áspera e coloração castanho-acinzentada, todavia ao ser cortado, expeli um látex de coloração branca e abundante. É nativo da Amazônia, com predominância no sub-bosque das florestas preservadas de terra firme, sobretudo, em platô e vertente, no entanto pode ser encontrado em algumas capoeiras e florestas de campinaranas (Figura 1A).

 Figura 1 - Hábito de crescimento do pepineiro-do-mato em florestas abertas.

FOLHAS - São simples, coriáceas, inteiras, glabras e com disposições opostas nos ramos. A forma da folha é oblonga ou elíptica, ápice acuminado, base arredondada e margem lisa. A lâmina foliar possui coloração verde-escuro-brilhante na superfície superior e verde-clara e opaca na inferior, porém com nervuras proeminentes. (Figura 2).

 Figura 2 - Folhas com disposições opostas.
  
FLORES - São hermafroditas, pouco vistosas, sendo constituídas por corola tubulosa de coloração branca, 5 lobos torcidos no botão e 5 estames inseridos na metade superior do tubo (Figura 3).

 Figura 3 - Flor do pepineiro-do-mato.

FRUTOS - São bagas indeiscentes com forma oblonga-elipsoide, medindo de 10,7 a 13,1cm de comprimento por 4,30 a 5,1cm de diâmetro e pesando em média 148 gramas. O epicarpo (casca) é duro, sendo estriado longitudinalmente e com coloração amarelada quando maduro. O mesocarpo (polpa) com rendimento de ±80% do peso total do fruto, possui coloração branca, textura carnosa e consistência rígida, sendo comestível, embora seja leitoso e pegajoso. Assim sendo, para neutralizar o látex pegajoso é necessário acondicionar os frutos em refrigeração por aproximadamente 12 horas. O consumo é basicamente na forma in natura, no entanto pode ser usado na culinária caseira na preparação de cremes, doces, pudins e saladas (Figuras 4, 5 e 6).

 Figura 4 - Fruto no ramo do pepino-do-mato.

 Figura 5 - Frutos inteiros e descerrados do pepino-do-mato.

 Figura 6 - Frutos inteiros, doce, pudim e creme do pepino-do-mato.

SEMENTES - O interior dos frutos é constituído por dois locos longitudinais e estreitos, nos quais encerram-se várias sementes pequenas e secas. O tegumento é firme, opaco e com coloração marrom-escuro e o endosperma é rígido e branco (Figura 7).

 Figura 7 - Detalhe das sementes do pepino-do-mato.

5 comentários:

  1. boa noite onde posso conseguir sementes de pepino do mato
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa aqui no quintal do vizinho tem acabei de cortar um e vim pesquisar

      Excluir
  2. Como comprar as sementes de ambelania acida (pepino do mato)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma árvore no meu quintal,está produzindo frutos

      Excluir
  3. boa noite anonimo como poderia conseguir comprar estas sementes contato leobmalicia@gmail.com

    ResponderExcluir