Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

PUBLICADA PELA EDITORA DO INPA A CARTILHA BURITI - Autores: Afonso Rabelo & Felipe França

APRESENTAÇÃO

A cartilha é resultado de dois anos de pesquisas e discorre sobre as potencialidades econômicas do buriti (Mauritia flexuosa L. f.) e desenvolvimento de ferramentas para coleta dos cachos, pesquisas de pós-colheita, processamento e agregação de valor econômico aos frutos.

A obra possui textos com linguagem simples e fotografias coloridas dos principais elementos constituintes da planta, das ferramentas de coleta, da fenologia, dos experimentos pós-colheita e dos subprodutos obtidos a partir dos frutos de buriti, para que possa ser usada pela sociedade em geral, agricultores, extensionistas, comunidades extrativistas, estudantes e pesquisadores.

Entretanto, para que os conhecimentos gerados por essa cartilha possam beneficiar diretamente as comunidades rurais e a sociedade de modo geral, é necessário à participação do poder público e setor privado, visando à valorização dos frutos do buriti e produção em grande escala das ferramentas de coletas e seu enquadramento como um novo instrumento para o desenvolvimento regional e sustentável.

Por fim, fico na expectativa de que os conhecimentos técnicos-científicos gerados por essa cartilha sirvam para divulgar as potencialidades econômicas, nutritivas e gastronômicas do buriti, com vistas à ascensão no mercado regional, nacional e internacional, bem como fonte de consultas para pesquisas de inovação direcionada ao desenvolvimento de novos produtos de buriti, para que possam ser produzidos pelas agroindústrias e encaminhados para lanchonetes, restaurantes, merenda escolar e lojas que comercializam produtos naturais.

Afonso Rabelo
Engenheiro Florestal - CBIO - INPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário