Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PUBLICADA PELA EDITORA DO INPA A CARTILHA

FERRAMENTAS PARA COLETA DE CACHOS DE PALMEIRAS NA AMAZÔNIA: uma nova valorização econômica

Afonso Rabelo, Felipe França Moraes & Gláucio Belém da Silva - Cbio-INPA


APRESENTAÇÃO


A presente obra traz uma contribuição muito importante para a melhoria da qualidade de vida de populações extrativistas e de pequenos produtores de palmeiras. Parte de rigorosa atividade de pesquisa que, de forma inequívoca, dá fundamento à proposta.

Consegue atender num só ato às demandas sociais, ambientais e produtivas contemplando aquilo que sempre almejamos incentivar: a sustentabilidade como valor fundamental de toda atividade humana. 

Os coletores de frutos de palmeira, tradicionalmente, enfrentam o desafio da retirada de frutos de várias palmeiras em ambientes bastante adversos; marcados muitas vezes pela presença severa de espinhos, em áreas alagadas, troncos irregulares, em localidades distantes, em que é preciso escalar alturas diversas, sempre sob o risco de acidentes e exaustão. Aqui temos uma alternativa tecnológica simples, leve, de fácil manuseio e compreensão, de baixo custo financeiro e alto valor social constituindo-se assim uma verdadeira tecnologia social. Tecnologia social não somente porque satisfaz interesses de grupos sociais em situação de vulnerabilidade e exclusão, como é o caso das populações extrativistas, mas também porque resulta de um processo interativo em que o homem da terra precisou ser ouvido e atendido.

Aqui a ciência mostrou importar para sua agenda de pesquisas um tema de interesse da sociedade; e, assim, importar-se com a situação de precarização do trabalho e desconforto de populações rurais. É isso que queremos e buscamos ao fazer ciência na Amazônia.

A leitura é altamente recomendada a todos que desenvolvem atividades em área rural na qualidade de extrativista ou produtor; ou a aqueles que se dedicam a capacitar outros e serem disseminadores de conhecimento através de diversas modalidades de ensino e assessoria técnica.

Dra. Denise Machado Duran Gutierrez
Coordenadora de Tecnologia Social-COTS/COEX-INPA


INTRODUÇÃO

A família das palmeiras (Arecaceae) é considerada em termos econômicos, sociais e ecológicos, como a terceira família vegetal mais importante para o homem no mundo e a primeira para as populações tradicionais da Amazônia. Os frutos e as sementes possuem grande valor alimentar, comercial, industrial e medicinal, entretanto, as coletas dos cachos com frutos maduros são muito difíceis, por essa razão, a produtividade é afetada. 

No cenário atual, as palmeiras que não possuem espinhos são coletadas com a escalada de pessoas nas árvores, porém, esse trabalho é considerado árduo e muito perigoso. Todavia, as plantas com estipes cobertos por espinhos são coletadas com auxílio de instrumentos caseiros, como por exemplo, varas de madeiras com ganchos ou foices adaptadas na extremidade superior, apesar disso, são instáveis (desequilibradas), de difícil manuseio, sendo trabalhoso e muita das vezes inoperantes. 

Diante dessa situação, foram desenvolvidas ferramentas com tecnologia simples, acessível, equilibrada e de fácil manuseio, para serem usadas nas coletas dos cachos de 20 espécies de palmeiras de alto valor econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário