Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Produto desenvolvido por Afonso Rabelo & Maria das Dores Batista da Silva
e-mail: rabeloafonso@gmail.com

O QUE É O EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

É um concentrado aromático de textura líquida, porém viscosa e possui coloração escura-brilhante, alta acidez e substâncias antioxidantes. Esta especiaria é isenta de corantes e de conservantes artificiais. Os frutos utilizados na preparação do extrato, bem como seus constituintes, já foram estudados e são bastante conhecidos pela ciência. A alta acidez do extrato de frutos amazônicos atua nos alimentos como ação antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismo e de bactérias, promovendo dessa maneira, à higienização, combate de odores desagradáveis (PITIÚ) e consequentemente a melhoria das propriedades organolépticas (cor, brilho, aroma e sabor), sobretudo das carnes de caprinos, frangos, frutos do mar, patos, suínos, peixes em geral e vísceras (miúdos). A manipulação correta do extrato proporciona melhoria do aroma e do sabor das refeições, tornando-as mais apetitosas.

Embalagens de 300 ml, 500 ml e 1 litro.


INGREDIENTES DO EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Polpa de frutos ácidos, sal, água, conservantes e corantes naturais.

CONSERVAÇÃO EM PRATELEIRAS

Como alternativas saudáveis para conservação do extrato de frutos, foram adicionados conservantes naturais com propriedades bastante eficazes e conhecidas pela ciência. Se o extrato de frutos for armazenado em local arejado e fresco, o prazo de validade será de 12 meses em prateleira.

QUEM PODERIA TER INTERESSE EM COMERCIALIZAR O EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

Supermercados, mercadinhos, empórios que comercializam produtos naturais, açougues e lanchonetes, bares e restaurantes.

DADOS NUTRICIONAIS DO EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

As análises físico-químicas foram realizadas no Laboratório de Tecnologia de Pescado da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

As determinações dos parâmetros físico-químicos foram realizadas por métodos preconizados pela A.O.A.C. (1990) e Instituto Adolpho Lutz, São Paulo (2008). Os lipídeos totais foram determinados pelo Método de Bligh & Dyer (1959). Os resultados obtidos seguem na tabela abaixo.

Umidade (%)
Minerais totais (g)
Lipídeos totais (g)
Proteínas (g)
Carboidratos (g)
KcalEB/100 ml
76,87
17,95
0,56
0,27
4,24
22,91


PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DO EXTRATO DE FRUTOS

1. Neutraliza odor desagradável, higieniza e aromatiza de carnes de caprinos, frangos, frutos do mar, patos, suínos, peixes em geral e vísceras (miúdos);

2. Evita a impregnação de odores desagradáveis nas mãos das pessoas durante a manipulação das carnes. No caso das frituras, os aromas exalados pelas carnes tratadas com o extrato de frutos são mais fracos em relação aos aromas emitidos pelos métodos tradicionais de tratamento, que por sua vez são mais fortes e desagradáveis;

3. O uso do extrato com frutos amazônicos dispensa o uso do limão, do vinagre, do sal e de ervas;

4. A aplicação correta do extrato de frutos amazônicos não interfere no aroma e nem no sabor próprio das carnes de caprinos, frangos, frutos do mar, patos, suínos e peixes em geral.

COMO USAR O EXTRATO DE FRUTOS AMAZÔNICOS

MODO OTIMIZADO DE APLICAÇÃO DO EXTRATO DE FRUTOS

1. AVES

1.1. Frangos caipiras e patos cortados - Cortar as carnes, fazer pequenos furos e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de aves, aplicar 70 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 25 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os pedaços das carnes e deixar de molho por mais 25 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar os pedaços de carnes de aves em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

1.2. Frangos de granjas descongelados e cortados: asas de frangos, coxas, sobrecoxas e peitos - Fazer pequenos furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo, aplicar 60 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 15 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os pedaços das carnes e deixar de molho por 15 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar os pedaços de carnes de aves em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

1.3. Aves inteiras descongeladas: frangos de granjas, chester e peru - Fazer furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de carnes, aplicar 40 ml do extrato de frutos amazônicos, misturar bem, massagear e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir as aves e deixar de molho por 30 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar as aves em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

2. CARNES

2.1. Caprinos e suínos cortados - Fazer furos nas carnes e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de carnes, aplicar 80 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 20 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os pedaços das carnes e deixar de molho por 20 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar os pedaços de carnes em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

2.2. Pernil de suíno ou pernil de caprinos descongelados - Fazer vários furos profundos nos pernis e transferir para uma bacia grande. Para cada quilo, aplicar 40 ml do extrato com frutos, misturar bem, massagear os pernis e deixar em repouso por 60 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir o pernil e deixar de molho por 30 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar os pernis em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água, secar com papel e finalmente temperar.

3. FRUTOS DO MAR

3.1. Para todos os frutos do mar com carnes frescas descongeladas- Lavar em água corrente, escorrer o excesso de água e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo de frutos do mar, aplicar 60 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 20 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os frutos do mar e deixar de molho por 20 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água e finalmente temperar.

3.2. Camarões secos salgados - Separar as cabeças e as peninhas dos camarões e lavar bem em água corrente usando um escorredor de arroz. Depois de lavados, transferir para uma bacia. Para cada quilo de camarões, aplicar 70 ml do extrato com frutos, misturar bem e deixar em repouso por 20 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os camarões e deixar de molho por 40 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água, transferir os camarões para um escorredor de arroz e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos e o excesso do sal. 

4. CASQUINHAS DE CARANGUEJO E PICADINHOS DE PEIXES 

4.1. Depositar as casquinhas de caranguejo ou picadinhos de peixes em uma bandeja de plástico, aplicar 70 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 15 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir as casquinhas de caranguejo ou picadinhos de peixes e deixar de molho por 15 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água.

5. PEIXES

5.1. Peixes frescos: filés, lombos e peixes ticados ou cortados – Depositar os peixes para uma bacia. Para cada quilo de peixes, aplicar 60 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 15 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os peixes e deixar de molho por 15 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água. 

5.2. Peixes inteiros – Tratar, furar as superfícies internas dos peixes e transferir para uma bandeja. Para cada quilo de peixe, aplicar 50 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 15 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir os peixes e deixar de molho por 15 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água. 

6. VÍSCERAS E MOCOTÓS DE BOVINOS E CAPRINOS SALMORADOS

6.1. Vísceras e mocotós (Para cada quilo, aplicar 50 ml do Extrato de Frutos Amazônicos)

1. Cortar e remover os resíduos das impurezas e o excesso das gorduras das vísceras;

2. Cortar remover os resíduos das impurezas dos mocotós;

3. Transferir as vísceras e os mocotós para uma bacia de plástico e adicionar o sal. Em seguida misturar bem, tampar a bacia e deixar em repouso por 8 horas na geladeira;

4. Depois do repouso em geladeira, lavar em água corrente até remover o excesso de sal, em seguida escorrer o excesso da água;

5. Transferir as vísceras e os mocotós para uma bacia, aplicar o extrato de frutos amazônicos, misturar bem e deixar em repouso por 15 minutos. Após o repouso, adicionar água até cobrir os ingredientes e deixar ao molho por mais 15 minuto;

6. Após o repouso, lavar em água corrente para remover os resíduos do Extrato de Frutos Amazônicos;

7. Despejar as vísceras, os mocotós e a água em uma panela de pressão com capacidade de 20 litros. Levar ao fogo e cozinhar em pressão até que as vísceras e os mocotós ficarem moles (1 hora e 30 minutos).

7. VÍSCERAS DE FRANGOS E BOVINOS (corações, línguas, moelas, entre outras)

7.1. Lavar as vísceras em água corrente, escorrer o excesso de água e transferir para uma bacia de plástico. Para cada quilo aplicar 70 ml do extrato de frutos, misturar bem e deixar em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente. Após o repouso, adicionar água até cobrir as vísceras e deixar de molho por 30 minutos na temperatura ambiente. Para finalizar, drenar a água e lavar em água corrente para remover os resíduos do extrato de frutos, logo em seguida escorrer o excesso da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário