Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CAIAUÉ OU DENDÊ DA AMAZÔNIA, FRUTEIRA OLEAGINOSA POUCO CULTIVADA NA AMAZÔNIA
É uma palmeira oleaginosa pouco conhecida e estudada, mas com potencial alimentar, paisagístico e industrial.

Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE

Nome científico Elaeis oleifera (Kunth) Cortés
Sinonímias – Corozo oleifero (Kunth) L.H. Bailey
Família – Arecaceae.
Nomes vulgares – Caiaué (nome mais conhecido), dendê da Amazônia ou dendê-do-Pará.

Origem – Amazônia ou América Central.

Distribuição – Ocorre desde a América Central até o norte a América do Sul. No Brasil, ocorrem nas florestas dos Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima.

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS

ÁRVORE – O caiauezeiro é uma palmeira monoica, com porte baixo, podendo atingir até 7m de altura. Possui estipe (caule) solitário, curto e coberto por bainhas remanescentes nas plantas mais jovens e, inclinado ou rastejantes em plantas adultas. O caiaué ocorre desde a América Central até o norte da América do Sul e, no Brasil predomina nos Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, onde é encontrado naturalmente em pequenos grupos, predominando em áreas abertas ou no sub-bosque de florestas úmidas, próximos das margens de rios e lagos. Entretanto, em sítios arqueológicos sobre terra preta de índio, algumas populações de caiaué podem ser encontradas, as vezes associadas com outros vegetais de potencial econômico, e que foram cultivados pelos nossos antepassados, são eles: açaís, babaçu, cacau, castanha-do-Brasil, cupuaçu, tucumã e urucuri. Os principais dispersores das sementes do caiaué são: antas, cutias, pacas e porco-do-mato. Por ser uma palmeira de porte baixo, rústica, tolerante a solos com baixa fertilidade e apresentar resistência contra pragas e doenças, o caiaué está sendo usado no melhoramento genético do dendezeiro africano (Elaeis guineensis Jacq.) (Figuras 1A e 1B). 

 Figura 1 (A) - Hábito de crescimento do caiaué (Elaeis oleifera).

 Figura 1 (B) - Detalhe de uma população natural do caiaué (Elaeis oleifera).

 FOLHAS - A coroa foliar é composta por 7 até 30 folhas do tipo pinadas, medindo de 3 a 8m de comprimento; os folíolos possuem disposições alternas, não pendentes e o número varia de 46 a 85 pares, distribuídos ao longo da raque (eixo central da folha). As bainhas medindo até 40cm de comprimento são abertas, achatadas, curtas e fibrosas. Os pecíolos com até 2,5m de comprimento apresentam formas achatadas e margens serrilhadas compostas muitos espinhos curtos (parecidos com unhas de gato). Na coroa foliar, entre as bainhas senescentes e fibrosas é comum a presença de insetos (besouros), de aracnídeos (aranhas e escorpiões), anfíbios (sapos), répteis (cobras), roedores (ratos e camundongos), e plantas como: pteridófitas e araceaes (Figuras 2A e 2B).

 Figura 2 (A) - Detalhe dos folíolos com disposições alternas e não pendentes do caiaué (Elaeis oleifera).

 Figura 2 (B) - Detalhe dos pecíolos com margens serrilhadas e com muitos espinhos curtos do caiaué (Elaeis oleifera).

 INFLORESCÊNCIAS São unissexuais, apresentando flores estaminadas (masculinas) e flores carpeladas (femininas), separadas em inflorescências diferentes, porém na mesma planta. As inflorescências estaminadas são vistosas e compostas por muitas ráquilas, no entanto, as inflorescências carpelares são do tipo espigada, envolvidas por fibras e escondidas entre as bainhas das folhas. As flores estaminadas (masculinas) são constituídas por 3  sépalas, 3 pétalas, 6 estames e um pistilódio pequeno (pistilo rudimentar e não funcional) envolvido pelo tubo estaminal; as flores carpelares são formadas por 3 sépalas, 3 pétalas, pistilo e estigma trífido (Figuras 3A).

 Figura 3 (A) - Detalhe da inflorescência masculina do caiaué (Elaeis oleifera).

 FRUTOS – São drupas com formas ovoides, globosas ou cilíndricas, medindo em média 3,8cm de comprimento por 2,4cm de diâmetro e pesando em média 12,2g. As extremidades dos frutos possuem resíduos do estigma velho na região apical e do perianto na base. O epicarpo (casca) apresenta textura fina, porém fibrosa e coloração laranja-escura-brilhante. O mesocarpo (polpa) com rendimento de ±35% do total do fruto, é constituído por uma camada fibrosa-oleosa, e dela pode ser extraído boa quantidade de óleo, conferindo a ele uma coloração alaranjada e aroma semelhante ao azeite de dendê. O fruto do caiaué é considerado como alimento calórico, rico em proteínas, gorduras, carboidratos e carotenoides, no entanto, não é consumido na forma in natura, todavia, o óleo extraído, apresenta potencial para ser usado na preparação de diversas iguarias, na produção de cosméticos para cabelos e para uso medicinal contra dores reumáticas (Figuras 4A e 4B).

 Figura 4 (A) - Detalhe da infrutescência madura do caiaué (Elaeis oleifera).

Figura 4 (B) - Detalhe dos frutos inteiros e descerrados nas formas transversais e longitudinais do caiaué (Elaeis oleifera).

 SEMENTES – Possuem o endocarpo duro, consistência lenhosa e 3 poros na região apical, sendo um germinativo. A superfície do endocarpo é levemente estriada, opaca e com coloração escura. O endosperma é constituído por tegumento fino, tecido de reserva (amêndoa) e embrião, apresenta consistência rígida, oleosa e coloração branca, contudo, quando moído pode ser usado na alimentação de galinhas e suínos, além disso, o óleo extraído possui grande potencial para uso na culinária caseira (Figura 5A).

 Figura 5 (A) - Detalhe das sementes inteiras e descerradas nas formas transversais e longitudinais do caiaué (Elaeis oleifera).

 OUTROS USOS DO CAIAUEZEIRO – As árvores têm potencial para uso no paisagismo urbano, podendo ser cultivado em jardins, parques botânicos, fachadas de prédios, margens de avenidas e praças, pois tolera solos argilosos, arenosos, secos, compactados e com baixa fertilidade. O caiaué é usado também na hibridização com o dendê (Elaeis guineensis Jacq.), com objetivo de obter plantas de porte baixo, visando à diminuição dos custos de colheita dos cachos, além disso, híbridos resistentes a pragas e doenças que afetam a cultura do dendê africano (Figuras 6A e 6B).

 Figura 6 (A) - Uso do caiaué (Elaeis oleifera) como planta ornamental.

 Figura 6 (B) - Infutescência de um hibrido, caiaué (Elaeis oleifera) x dendê (Elaeis guineensis).


Um comentário:

  1. Por favor, preciso de ajuda. Achei aranhas como esta que vc postou nessas fotos aqui:

    http://2.bp.blogspot.com/-5I3Gw9Qbgnw/TyqmxP1xxBI/AAAAAAAAAfA/C7EIpg98Prs/s728/24.jpg

    Saberia me informar se são perigosas? Achei umas 5 em casa e fiquei com um pouco de medo pois disseram ser comum achar aranhas marrons em floripa.

    Por favor responder me ajude! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir