Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

sábado, 13 de julho de 2013

EM BUSCA DE FRUTEIRAS RARAS PELO RIO PURUS ATÉ O MUNICÍPIO DE CANUTAMA-AM
Afonso Rabelo, Engenheiro Florestal - rabeloafonso@gmail.com


 SAÍDA DE MANAUS-AMAZONAS-BRASIL

Saímos de Manaus com destino a Canutama no dia 11 de junho a bordo da lancha Dona Nadir, de propriedade do meu irmão Antonino Rabelo. Além da tripulação estavam na lancha meus irmãos Antonino, Diógenes e Jonas, meu sobrinho Jones, minha prima Zete e as cunhadas Maria e Nilze.
Lancha Dona Nadir.
 Saída de Manaus, rio Negro.


 RIO PURUS

O rio Purus é um rio muito sinuoso, porém com exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do rio Solimões. É um rio com alta riqueza de espécies e grande produtividade. Aproximadamente 40% do desembarque pesqueiro da cidade de Manaus são provenientes do Purus e seus afluentes. Além do extrativismo, plantações de culturas de ciclo curto se concentram nas férteis áreas de várzeas. Existem grandes reservas naturais nas suas margens, são elas: a Reserva Biológica do Abufari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piagaçu-Purus (ambas no estado do Amazonas) e a Floresta Estadual do Chandless (no Acre).
 Rio Purus
Rio Purus e sua vegetação exuberante.
Rio Purus no período de cheia.
Amanhecer no rio Purus.
Amanhecer no rio Purus.
 Pôr do sol no rio Purus.
 Pôr do sol no rio Purus.
 Rio Purus, gaivotas.
 Sumaúma na margem do rio Purus.
 Rio Purus, ribeirinhos.
Mandim, peixe muito frequente e abudante no rio Purus.
Detalhe de peixe caparari.
Borboleta na margem do rio Purus.

 VESPAS

Vespas também conhecidas como cabas, são insetos temidos, todavia só atacam quanto estão ameaçadas. Na natureza possuem um papel importante na polinização de diversas espécies vegetais, sendo extremamente importante no equilíbrio do meio ambiente e no controle biológico, uma vez que quase todos os insetos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. 
Detalhe da vespa, margem do rio Purus.  

 MUNICÍPIO DE CANUTAMA-AMAZONAS-BRASIL

 Canutama é um município do Estado Amazonas, localizado às margens de um dos maiores rios do mundo o rio Purus. Possui uma população de 13.986 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE  em 2012. A economia gira em torno do extrativismo, agricultura e pecuária, no entanto a cidade possui muitos comércios de pequeno porte, mantidos por habitantes da cidade e que influenciam bastante na economia. No município, o maior marco cultural ocorre durante os Festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, que acontece no mês de junho. Durante um período de quase um mês, a cidade realiza a festa, que também atrai turistas vindos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco e outras cidades próximas. Os meios de transporte mais comuns para se chegar até Canutama são os barcos, usando as vias fluvias. A duração em média dessa viagem é de 4 a 5 dias e de avião a viagem de Manaus-Canutama, dura em média 2 horas.

 
Chegada em Canutama.


 
Cidade de Canutama. 

COLETA DAS FRUTEIRAS


Coleta da fruteira remela-de-cachorro (Clavija lancifolia Desf.).
  Remela-de-cachorro (Clavija lancifolia Desf.), ao lado do aeroporto de Canutama-AM.
Flor da Remela-de-cachorro (Clavija lancifolia Desf.).
Frutos da Remela-de-cachorro (Clavija lancifolia Desf.).

Um comentário:

  1. Olá Afonso, muito bom o blog. Gostaria de seu endereço de email, mas não encontro na página do INPA.

    abraço

    ResponderExcluir