Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Inpa desenvolve ferramenta para coletar cachos de palmeiras

Fonte: Rádio Nacional da Amazônia - Programa Nossa Terra

São ferramentas que possuem uma tecnologia simples, de fácil manuseio e foram confeccionadas com material encontrado facilmente no mercado. Ouça a entrevista na íntegra - http://radios.ebc.com.br/nossa-terra/edicao/2015-04/inpa-desenvolve-ferramenta-para-coletar-cachos-de-palmeiras-dificeis-de-alcancar

Tecnologia do Inpa permite a coleta de 20 espécies de palmeiras/Divulgação/Inpa
 Técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveram  ferramentas para coletar cachos de 20 espécies de palmeiras difíceis de serem coletadas. São ferramentas que possuem uma tecnologia simples, de fácil manuseio e confeccionadas com material encontrado no mercado. O engenheiro florestal, Afonso Rabelo,da Coordenação de Biodiversidade do Inpa explicou ao Nossa Terra como funciona e quanto custa essa nova ferramenta.

“Com as ferramentas será possível, dentre outros resultados, estimular o extrativismo sustentável e gerar novas atividades produtivas dentro das comunidades rurais”, explica Rabelo, acrescentando que o uso da mão de obra ociosa ou desqualificada também poderá ser aproveitado nas coletas dos cachos com vista à ocupação, bem como a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais da Amazônia, sobretudo, as mais carentes.

As ferramentas estão em desenvolvimento há dois anos por Rabelo, outros técnicos do Inpa e pelos ilustradores botânicos Felipe França e Glaucio da Silva. O grupo vem aperfeiçoando as ferramentas com o intuito de que os coletores que escalam as palmeiras não sofram desgaste físico e acidentes graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário