Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Frutos nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus, AM.

Download gratuito do livro
Autor: Afonso Rabelo

ISBN: 978-85-211-0073-7
Palavras-chave: Frutos nativos, Taxonomia, Feira livre, Manaus
Ano: 2012 - Editora do INPA, Manaus, AM.
Edição: 1
Páginas: 390
Tamanho: 159 MB


“Quem enxergar esta obra sob a ótica de mais um estudo sobre os frutos nativos da Amazônia ”... Está no rumo certo do seu entendimento e de sua importância, em vista de uma biodiversidade tão rica, que se apresenta tão convidativa ao desvendamento de sua variedade e potencialidade que cada estudo feito, com seriedade e empenho, encontrará seu lugar como elemento eficaz no necessário conhecimento desse manancial.

A obra é resultado de dois anos de pesquisas e discorre sobre 38 espécies diferentes de fruteiras nativas da Amazônia, catalogadas em 10 feiras livres na cidade de Manaus. Apesar de sua formatação técnico-científica, apresenta uma linguagem simples, objetiva e ricamente ilustrada com fotografias coloridas em alta resolução, dos principais elementos constituintes das plantas, para que possa ser usada pela sociedade em geral, sobretudo, por pequenos agricultores, estudantes e pesquisadores.

Os conhecimentos deste livro servirão também de fonte de consultas para trabalhos voltados para pesquisas que visam, especialmente, à incorporação das fruteiras nativas em sistemas agroecológicos e no agronegócio; na criação de leis para proteção de fruteiras raras presentes em fragmentos florestais urbanos e para socialização do conhecimento científico, com vistas à sua aplicabilidade.

Ademais, no momento em que a sociedade globalizada sofre mais de perto as consequências de uma exploração longa e cruel dos recursos naturais, contribuir, de algum modo, para instrumentalizar os que buscam o caminho da sustentabilidade, por meio de novas tecnologias e pesquisas científicas inovadoras que possibilitem maior conservação, utilidade e agregação de valores econômicos aos subprodutos dos frutos, é muito gratificante.

Todavia, esta obra também é a expressão de um amazônida fascinado e apaixonado por este “Paraíso Verde”. Sinto-me desafiado e privilegiado por viver aqui e trabalhar no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e, por meio da pesquisa em Taxonomia vegetal, poder ajudar no conhecimento da biodiversidade amazônica e na divulgação do potencial frutífero de valor econômico.

Por tudo isso, ofereço aos senhores um trabalho realizado com humildade, paciência e boa vontade.

Por fim, espero que o presente livro seja útil aos interessados nos estudos das fruteiras nativas da Amazônia, com a expectativa de que esses conhecimentos possam ser difundidos e usados de maneira proveitosa por pesquisadores, estudantes, agricultores e comunidades tradicionais de outros Estados do Brasil, sobretudo, da Amazônia.

Afonso Rabelo – Engenheiro Florestal – COBIO - INPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário