Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

FERRAMENTA PALMHASTE DESENVOLVIDA NO INPA CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR DO PRÊMIO PROFESSOR SAMUEL BENCHIMOL E BANCO DA AMAZÔNIA, ANO 2019

Contato para adquirir a ferramenta: (92) 9-9122-3822, falar com Sr. Edmar

Da Redação – Ascom/Inpa

ferramenta para colheitas de cachos das espécies de palmeiras com valor econômico da Amazônia (Palmhaste) desenvolvida pelo técnico do Inpa, o engenheiro florestal Afonso Rabelo e equipe conquistou o primeiro lugar como Projeto de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. A categoria distingue trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos.

“Esse reconhecimento é uma motivação a mais para continuar o trabalho com frutos amazônicos na expectativa de que esse valioso prêmio possa ajudar na valorização e popularização da palmhaste”, disse Rabelo, destacando que a ferramenta vem para contribuir com o extrativismo sustentável, gerando renda e melhoria na qualidade de vida das comunidades rurais, sobretudo as mais carentes. 
É uma ferramenta que permite as pessoas envolvidas na colheita de frutos de palmeiras – especialmente as que possuem potencial ou alto valor econômico na região como açaí, babaçu, bacaba, buriti, macaúba, murumuru, patauá, pupunha e tucumã – façam a atividade com segurança, sem precisar subir nas árvores, sem desgastes físicos e sem correr o risco de acidentes graves em quedas ou ser picados por animais peçonhentos.
“Além disso, o uso da ferramenta poderá auxiliar pesquisadores e estudantes nas pesquisas com palmeiras de alto valor econômico e aumentar os trabalhos sobre a fenologia dos frutos, amadurecimento de pós-colheita, processamento, beneficiamento e agregação de valor industrial”, conta Rabelo.
O instrumento é uma vara de 18 metros de altura, feita com tubos de alumínio naval, foices na ponta da parte superior, e os acessórios para possibilitar a subida, equilíbrio, estabilidade e sustentação à “haste”.
A ferramenta foi desenvolvida pelo engenheiro florestal Afonso Rabelo e pelos ilustradores botânicos Felipe França e Gláucio Belém, vinculados à Coordenação de Biodiversidade (Cobio/Inpa), em conjunto com comunidades e produtores. A partir do uso e retorno de comunitários, a equipe trabalha na melhoria da ferramenta desde 2013. Para ver um vídeo de coleta acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Pi9gX9JUlMo 
Nos processos de certificação e do Prêmio, Rabelo e equipe receberam o apoio da Coordenação de Tecnologia Social (Cotes) do Inpa.
A ferramenta Palmhaste foi certificada recentemente como uma tecnologia social pelo Prêmio da Fundação Banco do Brasil, e atende dois objetivos globais para o desenvolvimento sustentável: O (2) fome zero e agricultura sustentável e o (8) Trabalho decente e crescimento econômico. Informações sobre a ferramenta certificada podem ser acessadas no link https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/palmhaste-ferramenta-de-coletas-de-frutos-das-especies-de-palmeiras
Considerada uma solução inovadora para a Amazônia a Palmhaste também está registrada na Rede SDSN, uma Plataforma de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e pode ser acessada no link http://maps.sdsn-amazonia.org/pt/solution/178

Nenhum comentário:

Postar um comentário