Manaus / Amazonas -

Translate

Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

COLHEITA DO AÇAÍ-SOLTEIRO (Euterpe precatoria Mart.) utilizando a vara de coleta (Palmhaste)

Veja o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=NjXiytA_s5A
Por Afonso Rabelo - Engenheiro Florestal - Cbio - INPA

 O açaizeiro-solteiro é uma palmeira muito frequente e abundante no ecossistema amazônico, predominando em florestas de baixas altitudes próximas de rios, lagos e sobre solos mal drenados, o mecanismo de adaptação e dispersão natural desse açaizeiro é muito eficiente, chegando a alcançar nessas áreas mais de 200 indivíduos adultos por hectare. Inventários florísticos classificam como a espécie vegetal mais frequente e abuntante na Amazônia.


É considerada uma fruteira de grande importância ecológica, econômica, nutricional e ornamental e, com elevado potencial para exploração sustentada, sobretudo para as populações tradicionais da Amazônia.  Contudo, o plantio do açaizeiro-solteiro para produção de frutos e palmito ainda é inexpressivo, e sua exploração é basicamente extrativista, compreendendo áreas de populações naturais encontradas principalmente em ecossistemas de terras baixas próximas de rios e lagos.

Atualmente, o grande mercado consumidor de frutos dessa fruteira é a cidade Manaus-AM., e os principais municípios produtores do Estado do Amazonas são: Anamã, Anori, Cadajás, Caori, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Manaquiri. Estima-se que 90% do vinho de açaí consumido no primeiro semestre do ano em Manaus seja derivado do açaí-solteiro.

Um comentário:

  1. si reflorestar o acai solteiro, tem un aproximado de quantos anos demora para dar sus primeros frutos?

    ResponderExcluir